Crash Bandicoot é um dos personagens mais populares do mundo dos jogos, criado na década de 90 pela empresa Naughty Dog. Esse marsupial simpático, enérgico e corajoso ganhou milhões de fãs ao redor do mundo e se tornou um ícone da cultura pop.

A popularidade de Crash Bandicoot foi além dos jogos e em 1996, a Universal Interactive Studios, uma divisão da Universal Pictures, viu todo o potencial do personagem e adquiriu os direitos da série. Foi a partir de então que a produção de um desenho animado de Crash Bandicoot começou a ser cogitada.

A primeira tentativa de transformar o caractere em animação se deu em 1998 com o lançamento de Crash Bandicoot: A Grande Aventura, de 22 minutos e conta com a presença de personagens coadjuvantes da série de jogos. No entanto, o desenho acabou sendo lançado diretamente em VHS e sem grande alcance de público.

Em 2001, foi a vez da estreia de Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex, que teve uma animação mais elaborada e totalmente realizada em CGI. O desenho, que conta a história do personagem em busca de cristais mágicos, teve uma boa recepção do público, mas ficou conhecido como uma animação irrelevante.

Ainda em 2001, foi lançado Crash Bandicoot: A Fuga e do Insano, considerado por muitos como o primeiro verdadeiro desenho animado de Crash Bandicoot. Nesse episódio, temos uma história completamente nova, com a presença de novos personagens e uma dinâmica própria.

No início da década de 2000, a produção da animação foi interrompida e só voltaria a ganhar destaque novamente com o grande sucesso de remasterizações dos jogos originais da série, como Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy e Crash Team Racing Nitro-Fueled.

Em 2019, na San Diego Comic-Con, foi anunciado que uma nova série de desenho animado de Crash Bandicoot seria lançada em breve. A produção ficaria a cargo do estúdio de animação canadense, Atomic Cartoons. Ainda não há muitas informações sobre a trama da nova animação, mas os fãs estão ansiosos para ver como Crash Bandicoot será adaptado para as telas novamente.

A história do desenho animado de Crash Bandicoot é cheia de altos e baixos, mas a determinação da equipe de produção em criar uma boa animação sobre um personagem tão icônico é notável. Apesar de não ter alcançado o mesmo sucesso dos jogos, a animação ainda é muito importante para a história do personagem e para seus fãs mais fervorosos.